De um modo geral, a aparência de um gramado é provavelmente mais influenciada pelo corte do que por qualquer outro fator. O corte é a operação que mais tempo toma na manutenção dos gramados. Boas práticas nesta operação terão influência direta na aparência, saúde, vigor e densidade.


Frequência de Corte
É uma das considerações mais importantes e provavelmente a mais desrespeitada. Cortes infrequentes farão com que você remova grande parte da área foliar. Esta remoção exagerada será um choque fisiológico para a planta, causando áreas branqueadas (sem folha), ou opacas, diminuirá a fotossíntese e a capacidade de absorção dos nutrientes pela planta, diminuindo reservas do sistema radicular e também provocará o aumento de aparas criando condições favoráveis a doenças e insetos.
Para se ter um gramado bonito o corte é fundamental e, para sabermos quando cortá-lo e com que frequência, precisamos entender alguns segredos. A Frequência depende de diversos fatores como temperatura, fertilidade, época do ano, tipo de grama e irrigação ou chuva. Isso quer dizer que no verão a frequência de corte será maior que no inverno.
Muita fertilidade levará à necessidade de cortes mais freqüentes, assim como chuvas farão com que a grama cresça mais rápido. Se você quer menor freqüência de corte no verão, diminua o nível de adubação e a freqüência da irrigação, ou então, use gramas de crescimento lento como as Zoyzias.

Regras importants

1. Regra do 1/3 (one third rule). Não cortar mais que um terço da altura da grama, ou seja, se sua grama está com 3 cm, corte somente 1 cm mantendo-a com 2 cm.
Ex.: Altura antes do corte 3cm.
Corte: 1 cm.
Altura após o corte: 2 cm.
Esta é a regra mais importante e recomendada pela maioria dos especialistas para que a grama, após o corte, mantenha-se verde e não forme partes brancas ou queimadas.
2. Use máquinas com lâminas afiadas para não machucar a ponta das folhas e assim conseguir um melhor acabamento.
3.Aparas de grama devolvem fertilidade ao solo, porém, o excesso prejudica. Isto quer dizer que, quando a parte removida não for superior a 1 cm, não há necessidade de remover a palha.
Use cortadores movidos à gasolina e dimensionados para gramados do porte do seu.
Ex.: gramado de 1000 m² = cortador de 3 a 5 hp, para o trabalho ser mais fácil e tranquilo.
Lembre-se, um gramado bem aparado e sadio é fundamental para sua qualidade, evitando o surgimento de ervas daninhas, fungos e doenças.